𝐹𝑖𝑙𝑜𝑠𝑜𝑓𝑖𝑎, 𝑇𝑒𝑜𝑙𝑜𝑔𝑖𝑎 𝑒 𝐶𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑒𝑚 𝐺𝑒𝑟𝑎𝑙!

terça-feira, 20 de agosto de 2019

O QUE PODERIA TER OCORRIDO COM O CORPO DE MOISÉS?


“Deuteronômio 34,1-2.4-12

[1]Subiu Moisés das planícies de Moab ao monte Nebo, ao cimo do Fasga, defronte de Jericó. O Senhor mostrou-lhe toda a terra, desde Galaad até Dá,
[2]todo o Neftali, a terra de Efraim e de Manassés, todo o território de Judá até o mar ocidental,
[4]O Senhor disse-lhe: Eis a terra que jurei a Abraão, a Isaac e a Jacó dar à sua posteridade. Viste-a com os teus olhos, mas não entrarás nela.
[5]E Moisés, o servo do Senhor, morreu ali na terra de Moab, como o Senhor decidira.
[6]E ele o enterrou no vale da terra de Moab, defronte de Bet-Fogor, e ninguém jamais soube o lugar do seu sepulcro.
[7]Moisés tinha cento e vinte anos no momento de sua morte: sua vista não se tinha enfraquecido, e o seu vigor não se tinha abalado.
[8]Os israelitas choraram-no durante trinta dias nas planícies de Moab; e, passado esse tempo, acabaram-se os dias de pranto consagrados ao luto por Moisés.
[9]Josué, filho de Nun, ficou cheio do Espírito de Sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as suas mãos. Os israelitas obedeceram-lhe, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
[10]Não se levantou mais em Israel profeta comparável a Moisés, com quem o Senhor conversava face a face.
[11](Ninguém o igualou) quanto a todos os sinais e prodígios que o Senhor o mandou fazer na terra do Egito, diante do faraó, de seus servos e de sua terra,
[12]nem quanto a todos os feitos e às terríveis ações que ele operou sob os olhos de todo o Israel.”

“São Judas 1,9

[9]Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda! “


            Existem inúmeras passagens na Sagrada Escritura que realmente não carecem de explicações. Um exemplo claro disso foi a morte de São José (período em que morreu), pai adotivo de Jesus. O que realmente importou no caso dele, foi que aceitou o plano de Deus, desposou Maria e criou Jesus como seu próprio filho. Ensinou seu ofício, o inseriu nos costumes judaicos e guardou a fé até a sua morte.
             Com efeito, em alguns casos, a passagem pode despertar atenção, e consequente reflexão; tomando os devidos cuidados para não ferir a Doutrina Universal da Igreja. Outro dia, lendo Deuteronômio, em seguida São Judas; fiquei pensando o que poderia ter ocorrido ao corpo de Moisés após a sua morte no alto do monte Nebo. A Sagrada escritura relata que após sua morte houve uma disputa entre São Miguel Arcanjo e Lúcifer  pelo seu corpo; e logo após, é relatado que Moisés é enterrado no vale da terra de Moabe, defronte a Bet-Fogor, e que ninguém jamais soube o local do seu sepulcro.
            Existem algumas teorias sobre do porquê da disputa do corpo de Moisés; todavia, acho possível racionalizar que, a luta entre São Miguel e Lúcifer, ocorreu para que apesar da morte aos 120 anos; seu corpo permanecesse incorrupto. Com efeito, a não localização do corpo fortalece a possibilidade da incorrupção? Pode ser que sim; se ninguém viu, não é possível constatar sua decomposição. Quer dizer então que, o corpo de Moisés pode estar incorrupto até os dias de hoje? Respondo, dizendo, é uma possibilidade.
            Moisés viu ao longe toda a terra prometida. Hoje, sabemos que ela faz alusão ao verdadeiro destino da humanidade querido por Deus, o Reino dos Céus. Moisés foi o libertador do povo santo da escravidão do Egito; Jesus é o libertador do povo santo do pecado. Jesus morreu, e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos, venceu a morte. Claro que Moisés não venceu a morte, mas um profeta do porte dele, com o nível de intimidade que tinha com Deus; sendo usado para realizar inúmeras maravilhas; deixaria Deus que seu corpo fosse corrompido pela decomposição? Acredito que não.
            Tal possibilidade não seria novidade; pois inúmeros santos da Igreja Católica tiveram seus corpos incorruptos. Deus parece honrar seus santos servos, para que não permita sua decomposição; talvez para que cheguem intactos até a segunda vinda de Cristo, como testemunho para fortalecimento da fé. Nesse contexto, o possível corpo incorrupto de Moisés, faria de certa forma alusão aos santos incorruptos da Igreja medieval e conteporânea? Acredito que é uma possibilidade.

Mateus 17:1-13 

 

17 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.

Então Pedro disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”.
Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!”
Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados. Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantem-se! Não tenham medo!” E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus.
Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: “Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos”.
10 Os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?”
11 Jesus respondeu: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas. 12 Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles”. 13 Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado.””

            Sendo a incorrupção do corpo de Moisés plausível; como racionalizar a passagem bíblica da transfiguração de Jesus? Sabemos que Elias supostamente foi arrebatado aos céus de corpo e alma; e que Moisés morreu e foi enterrado em algum lugar.  É possível Moisés ter aparecido a Jesus apenas em espírito e Elias em corpo e espírito? Também é uma possibilidade. O que faria alusão ao que aconteceu, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo; ou seja, Moisés apenas em espírito, faria alusão a morte de Cristo, mas segundo a narrativa proposta, sem a corrupção do corpo; já Elias, faria alusão ao Cristo morto, ressuscitado e assunto aos céus.








Post anterior
Próximo post

0 comments: